segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Projeto Antologia Literária Brasil & Portugal - Arte e Poesia


                           Brasil de muitos mundos

Nessa data especial inauguramos este blog como escritório dos Projetos Internacionais que estamos propondo em nome da Universidade Aberta do Futuro "Telhados do Mundo"- Programa Especial da Fundação Artforum Brasil - 10 anso.

O projeto Brasil & Portugal -Arte e Poesia, seus poetas e artistas foi divulgada, oficialmente, no dia 07/09/2009, para iniciarmos a agenda de projetos compartilhados com poetas, escritores e artistas brasileiros e portugueses. Esse projeto especial têm sido divulgados em diversos blogs, perfís no Orktut dos perfis e comunidades organizados por Ana Felix Garjan, em nome da Fundação Artforum Brasil Unifuturo- 10 anos.
Projeto Brasil & Portugal -Arte e Poesia, seus poetas e artistas


Na data de hoje, 12 de outubro de 2009 - Sec. XXI estamos iniciando a organização deste blogue como escritório do Projeto Brasil & Portugal. No dia de hoje são celebradas as festas religiosas de Nossa Senhora Aparecida = Padroeira Oficial do Brasil.


O projeto "Brasil e Portugal-Arte e Poesia", tem como um dos seus mais importantes objetivos, celebrar com arte e poesia, o Brasil 510 anos de história, cultura e arte, durante o ano de 2010. Assim, serão homenageados grandes nomes da arte, poesia, literatura e cultura, no âmbito do panorama brasileiro e português, numa síntese histórica e contemporânea, na época da mudança da primeira para a segunda década do século XXI.



                                                  Fernando Pessoa em bronze, na cidade de Lisboa

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noiva ficaram por casar

Para que fosses nosso ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena!
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.

Deus ao amor o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.
[Fernando Pessoa - in Mensagem]


Fernando Pessoa é o mais alto poeta de sua língua. é o poeta do verbo SER e dos seus desdobramentos e desenvolvimentos de afirmação e negação. Mensagem é a única obra pessoana publicada durante a vida do autor. Poema profético e utópico, onde se fundem história nacional e esoterismo cristão, é uma obra que desperta diversas emoçoes e as mais diferentes interpretações.

Como Os Luzíadas, a obra Mensagem é um poderoso manifesto literário da nacionalidade portuguesa. Trata-se de uma obra-prima de Fernando Pessoa. No Projeto "Brasil e Portugal - Arte e poesia", seus poetas e artistas" serão lembrados e registrados grandes nomes da história da literatura portuguesa.




O projeto já foi divulgado na data de sete de setembro de 2009 - Dia da Independência do Brasil.no blog "Fórum Cultural do Mundo" da Cidade Artes do Mundo, dos grupos Artforum Mundi & Artforum Brasil XXI, da Fundação Artforum Brasil Unifuturo - 10 anos.

Iniciamos nossos trabalhos, com um poema pela paz, que tem sido divulgado em blogs e em redes sociais, desde janeiro de 2009, por época da guerra na faixa de Gaza.




Meu poema de paz


Já é tempo de soltarmos a voz
Pela PAZ da Humanidade;


Já se faz necessário mais gestos
Atitudes e ações
Pela Paz da Humanidade;


O mundo precisa acordar,
Ser justo e coerente
Pela Paz da Humanidade;

As pessoas precisam Ser,
Sentir e Agir de verdade
Pela Paz da Humanidade;

A paz que é minha eu te dou,
Poderá ajudar você e o irmão
A descobrir sua paz interior.


O mundo está cheio de palavras...
Quero gestos de paz nas praças
Quero tua presença e força
Pela minha Paz e da humanidade.

A minha paz é essencial para mim,
A tua paz é fundamental para ti.
E juntos seremos mais que dois

Pela Paz Maior da Humanidade.


[Ana Felix Garjan]

Ártepoética*AlmaAzul

Nenhum comentário: